O grampo ou golfinho-de-riso apresenta uma cabeça arredondada com bico muito curto, com 2 a 7 pares de dentes pontiagudos na parte anterior da mandíbula, não apresentando dentes na maxila. Estes cetáceos podem atingir os 3,8 metros de comprimento e pesar cerca de 400kg. A coloração desta espécie varia ao longo da sua vida. Os animais mais jovens apresentam uma coloração cinzenta que com a idade vai ganhando um tom mais esbranquiçado, resultante de perda de pigmento e cicatrizes provocadas por animais da mesma espécie e ou interações com as suas presas.
Estatuto de conservação - IUCN:
Estatuto de conservação - Portugal continental:
O grampo apresenta uma estrutura social complexa com associações fortes entre indíviduos adultos do mesmo sexo - organização social estratificada. As associações formadas entre animais são muitas vezes estáveis e de longo-termo.
Alimentação: Esta espécie alimenta-se maioritariamente em grandes profundidades durante a noite capturando diversas espécies de crustáceos e cefalópodes (lulas e polvos). As lulas são responsáveis por algumas das cicatrizes no corpo dos animais.
Reprodução: Poucos estudos existem sobre o ciclo reprodutivo desta espécie, no entanto, no Atlântico norte, aparentemente, ocorre um pico de nascimentos durante o verão. A maturidade sexual é atingida nas fêmeas entre os 8-10 anos e nos machos entre os 10-12 anos.
Distribuição Mundial: Esta espécie apresenta uma distribuição ampla em águas tropicais e temperadas nos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico. Tende a preferir habitats no limite da plataforma continental - talude continental, no entanto também pode ser observada em menores densidades ao longo das plataformas continental e oceânica.
Distribuição em Portugal Continental: Em Portugal continental, pouco informação existe sobre esta espécie, no entanto, avistamentos têm ocorrido em toda a costa, sobretudo em locais onde a plataforma continental é mais reduzida.
Como principais ameaças, identifica-se a captura acidental, sobretudo em redes de emalhar e palangre, a poluição por organoclorados e metais pesados, assim como a poluição sonora. A observação de cetáceos também poderá ser um fator de perturbação para esta espécie.